quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PÃEZINHOS DE ALHO RECHEADOS

Bem light né?
Taí outra receita de pão que de início eu não levei a sério - dessa vez pelo motivo contrário da outra: a massa ficou muito molenga e grudando nas mãos - mas que no final deu certo e ficou DELICIOSA. O bom dessa massa é que ela não fica seca, muito pelo contrário: fica bem molhadinha e macia. Olha só como ela ficou por dentro:



Ingredientes (em português lusitano, com as devidas traduções. Não troquei os termos direto pra dar um charme rsrsrs):
  • 4 chávenas de farinha de trigo (chávena = xícara)
  • 1 chávena de leite morno com 15gr de fermento de padeiro (fermento biológico fresco) diluído
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de vaqueiro (vaqueiro = margarina, embora possa-se também usar manteiga, que eu acho mais gostoso)
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 20 dentes de alho esmagados (pra quem não gostar de muito alho, pode colocar menos)
  • 6 colheres de maisena
  • 5 colheres de queijo ralado (faixa azul é uma marca muito gostosa)
  • queijo catupiry pra rechear
  • linguiça (ela tem que ser passada na frigideira antes) pra rechear
Preparo:

Misture e amasse todos os ingredientes da massa. Coloque o sal por último porque ele tem alguns problemas de reação química com o fermento, ao que parece... Aí você vai achar que a massa está grudando demais na mão pra ser uma massa de pão, como foi o caso aqui em casa. Pra resolver o problema, colocamos a maisena e o queijo ralado (que inicialmente não estavam na receita). Por que maisena e não farinha de trigo? Porque ficamos com medo de a massa acabar ficando muito pesada, e a maisena causaria um estrago menos pior nesse caso mas acabou não ficando nem um pouco pesada.
Como a minha madrinha tinha provado os outros pãezinhos que eu fiz, os de cebola e tinha adorado, acabamos separando a massa em duas parte e colocando alho só em uma metade, e na outra pusemos meio pacote de creme de cebola. Ambos os tipos ficaram muito gostosos.
Deixe a massa descansar por uma hora, de preferência em recipiente coberto com um pano de prato, e também ajuda colocar debaixo do cobertor, pois potencializa a ação do fermento. Sério mesmo.
Então, comece a fazer os pãezinhos e a recheá-los para colocar na forma untada com manteiga. Se a sua massa ficou como a minha (até agora não sei se era pra ela ficar assim mesmo...), nem adianta se preocupar em fazer os pãezinhos em formatos bonitinhos, porque você não vai conseguir. Mas isso não será um problema, pois quando assar eles melhorarão de aspecto e ficarão redondinhos naturalmente.
Aqui em casa, pra agradar todos os gostos, fizemos alguns recheados com linguiça toscana, alguns com catupiry, e outros com os dois, e você pode também, se preferir, não rechear com nada.
Coloque no forno médio por 30 minutos, ou até ficarem douradinhos. Se estiverem douradinhos, pode acreditar que estão assados por dentro.

Ah! Lembre-se que você pode sempre trocar a farinha de trigo pela farinha preparada sem glúten, que além de ser mais saudável, é também mais gostosa e possibilita que os celíacos apreciem seus quitutes ; )

4 comentários:

  1. Creio que os de alho devem ter ficado bem gostosos, até porque usam um alimento fresco e não industrializado. No mais, acho que é esse mesmo o ponto da massa de pão, meio molenga. Pelo que lembro para fazer pães, tem que deixar descansar depois de modelar também. Parabéns pela receita e use as noites para dormir.

    ResponderExcluir
  2. Olá, legal seu blog!
    Sou celíaca e adorei as suas receitas.

    Descobri um bolo sem sem farinha delicioso:

    6 ovos inteiros
    8 colheres de sopa de açúcar
    6 colheres de sopa de chocolate em pó
    2 colheres de sopa de margarina
    1 colher de sopa de fermento em pó
    1 pacote de coco ralado

    Bata todos os ingredientes no liquidificador por alguns minutos, exceto o coco ralado.
    Depois adicione o coco ralado e bata mais um pouco.
    Pronto.
    Despeje a mistura em uma forma untada com açucar e leve ao forno médio por 30 ou 35 minutos (dê preferência à formas pequenas pro bolo ficar alto)
    Obs: não abra o forno no periodo de cozimento.
    Espero que goste!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Que blog delicioso, pena que não dá para saboreá-lo! E olhá-lo dá uma água na boca!
    Vou procurar algo para comer...até,

    ResponderExcluir
  4. Muito legal teu blog, cheio de receitas ótimas.
    Já estou te seguindo.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir